Todo o dia é o dia de começar, continuar, recomeçar e se dar uma nova chance. Estar na presença de Deus é tudo na vida de uma pessoa e ler a sua Palavra Sagrada pode fazer a diferença entre vencer e perder. Faça a sua escolha e seja um VENCEDOR EM CRISTO JESUS. LEIA A BÍBLIA A PARTIR DE AGORA!

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Leitura Bíblica 238º dia



Jó 20

1         ENTÃO respondeu Zofar, o naamatita, e disse:

2         Visto que os meus pensamentos me fazem responder, eu me apresso.

3         Eu ouvi a repreensão, que me envergonha, mas o espírito do meu entendimento responderá por mim.

4         Porventura não sabes tu que desde a antiguidade, desde que o homem foi posto sobre a terra,

5         O júbilo dos ímpios é breve, e a alegria dos hipócritas momentânea?

6         Ainda que a sua altivez suba até ao céu, e a sua cabeça chegue até às nuvens.

7         Contudo, como o seu próprio esterco, perecerá para sempre; e os que o viam dirão: Onde está?

8         Como um sonho voará, e não será achado, e será afugentado como uma visão da noite.

9         O olho, que já o viu, jamais o verá, nem o seu lugar o verá mais.

10       Os seus filhos procurarão agradar aos pobres, e as suas mãos restituirão os seus bens.

11       Os seus ossos estão cheios do vigor da sua mocidade, mas este se deitará com ele no pó.

12       Ainda que o mal lhe seja doce na boca, e ele o esconda debaixo da sua língua,

13       E o guarde, e não o deixe, antes o retenha no seu paladar,

14       Contudo a sua comida se mudará nas suas entranhas; fel de áspides será interiormente.

15       Engoliu riquezas, porém vomitá-las-á; do seu ventre Deus as lançará.

16       Veneno de áspides sorverá; língua de víbora o matará.

17       Não verá as correntes, os rios e os ribeiros de mel e manteiga.

18       Restituirá o seu trabalho, e não o engolirá; conforme ao poder de sua mudança, e não saltará de gozo.

19       Porquanto oprimiu e desamparou os pobres, e roubou a casa que não edificou.

20       Porquanto não sentiu sossego no seu ventre; nada salvará das coisas por ele desejadas.

21       Nada lhe sobejará do que coma; por isso as suas riquezas não durarão.

22       Sendo plena a sua abastança, estará angustiado; toda a força da miséria virá sobre ele.

23       Mesmo estando ele a encher a sua barriga, Deus mandará sobre ele o ardor da sua ira, e a fará chover sobre ele quando for comer.

24       Ainda que fuja das armas de ferro, o arco de bronze o atravessará.

25       Desembainhará a espada que sairá do seu corpo, e resplandecendo virá do seu fel; e haverá sobre ele assombros.

26       Toda a escuridão se ocultará nos seus esconderijos; um fogo não assoprado o consumirá, irá mal com o que ficar na sua tenda.

27       Os céus manifestarão a sua iniqüidade; e a terra se levantará contra ele.

28       As riquezas de sua casa serão transportadas; no dia da sua ira todas se derramarão.

29       Esta, da parte de Deus, é a porção do homem ímpio; esta é a herança que Deus lhe decretou

Jó 21

1         RESPONDEU, porém, Jó, dizendo:

2         Ouvi atentamente as minhas razões; e isto vos sirva de consolação.

3         Sofrei-me, e eu falarei; e havendo eu falado, zombai.

4         Porventura eu me queixo de algum homem? Porém, ainda que assim fosse, por que não se angustiaria o meu espírito?

5         Olhai para mim, e pasmai; e ponde a mão sobre a boca.

6         Porque, quando me lembro disto me perturbo, e a minha carne é sobressaltada de horror.

7         Por que razão vivem os ímpios, envelhecem, e ainda se robustecem em poder?

8         A sua descendência se estabelece com eles perante a sua face; e os seus renovos perante os seus olhos.

9         As suas casas têm paz, sem temor; e a vara de Deus não está sobre eles.

10       O seu touro gera, e não falha; pare a sua vaca, e não aborta.

11       Fazem sair as suas crianças, como a um rebanho, e seus filhos andam saltando.

12       Levantam a voz, ao som do tamboril e da harpa, e alegram-se ao som do órgão.

13       Na prosperidade gastam os seus dias, e num momento descem à sepultura.

14       E, todavia, dizem a Deus: Retira-te de nós; porque não desejamos ter conhecimento dos teus caminhos.

15       Quem é o Todo-Poderoso, para que nós o sirvamos? E que nos aproveitará que lhe façamos orações?

16       Vede, porém, que a prosperidade não está nas mãos deles; esteja longe de mim o conselho dos ímpios!

17       Quantas vezes sucede que se apaga a lâmpada dos ímpios, e lhes sobrevém a sua destruição? E Deus na sua ira lhes reparte dores!

18       Porque são como a palha diante do vento, e como a pragana, que arrebata o redemoinho.

19       Deus guarda a sua violência para seus filhos, e dá-lhe o pago, para que o conheça.

20       Seus olhos verão a sua ruína, e ele beberá do furor do Todo-Poderoso.

21       Por que, que prazer teria na sua casa, depois de morto, cortando-se-lhe o número dos seus meses?

22       Porventura a Deus se ensinaria ciência, a ele que julga os excelsos?

23       Um morre na força da sua plenitude, estando inteiramente sossegado e tranqüilo.

24       Com seus baldes cheios de leite, e a medula dos seus ossos umedecida.

25       E outro, ao contrário, morre na amargura do seu coração, não havendo provado do bem.

26       Juntamente jazem no pó, e os vermes os cobrem.

27       Eis que conheço bem os vossos pensamentos; e os maus intentos com que injustamente me fazeis violência.

28       Porque direis: Onde está a casa do príncipe, e onde a tenda em que moravam os ímpios?

29       Porventura não perguntastes aos que passam pelo caminho, e não conheceis os seus sinais,

30       Que o mau é preservado para o dia da destruição; e arrebatado no dia do furor?

31       Quem acusará diante dele o seu caminho, e quem lhe dará o pago do que faz?

32       Finalmente é levado à sepultura, e vigiam-lhe o túmulo.

33       Os torrões do vale lhe são doces, e o seguirão todos os homens; e adiante dele foram inumeráveis.

34       Como, pois, me consolais com vaidade? Pois nas vossas respostas ainda resta a transgressão.

Jó 22

1         ENTÃO respondeu Elifaz, o temanita, dizendo:

2         Porventura será o homem de algum proveito a Deus? Antes a si mesmo o prudente será proveitoso.

3         Ou tem o Todo-Poderoso prazer em que tu sejas justo, ou algum lucro em que tu faças perfeitos os teus caminhos?

4         Ou te repreende, pelo temor que tem de ti, ou entra contigo em juízo?

5         Porventura não é grande a tua malícia, e sem termo as tuas iniqüidades?

6         Porque sem causa penhoraste a teus irmãos, e aos nus despojaste as vestes.

7         Não deste ao cansado água a beber, e ao faminto retiveste o pão.

8         Mas para o poderoso era a terra, e o homem tido em respeito habitava nela.

9         As viúvas despediste vazias, e os braços dos órfãos foram quebrados.

10       Por isso é que estás cercado de laços, e te perturba um pavor repentino,

11       Ou trevas em que nada vês, e a abundância de águas que te cobre.

12       Porventura Deus não está na altura dos céus? Olha para a altura das estrelas; quão elevadas estão.

13       E dizes: que sabe Deus? Porventura julgará ele através da escuridão?

14       As nuvens são esconderijo para ele, para que não veja; e passeia pelo circuito dos céus.

15       Porventura queres guardar a vereda antiga, que pisaram os homens iníquos?

16       Eles foram arrebatados antes do seu tempo; sobre o seu fundamento um dilúvio se derramou.

17       Diziam a Deus: Retira-te de nós. E: Que foi que o Todo-Poderoso nos fez?

18       Contudo ele encheu de bens as suas casas; mas o conselho dos ímpios esteja longe de mim.

19       Os justos o vêem, e se alegram, e o inocente escarnece deles.

20       Porquanto o nosso adversário não foi destruído, mas o fogo consumiu o que restou deles.

21       Apega-te, pois, a ele, e tem paz, e assim te sobrevirá o bem.

22       Aceita, peço-te, a lei da sua boca, e põe as suas palavras no teu coração.

23       Se te voltares ao Todo-Poderoso, serás edificado; se afastares a iniqüidade da tua tenda,

24       E deitares o teu tesouro no pó, e o ouro de Ofir nas pedras dos ribeiros,

25       Então o Todo-Poderoso será o teu tesouro, e a tua prata acumulada.

26       Porque então te deleitarás no Todo-Poderoso, e levantarás o teu rosto para Deus.

27       Orarás a ele, e ele te ouvirá, e pagarás os teus votos.

28       Determinarás tu algum negócio, e ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos.

29       Quando te abaterem, então tu dirás: Haja exaltação! E Deus salvará ao humilde.

30       E livrará até ao que não é inocente; porque será libertado pela pureza de tuas mãos.

2 Coríntios 1.1-11

1         PAULO, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus, que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia.

2         Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.

3         Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;

4         Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.

5         Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo.

6         Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos;

7         E a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação.

8         Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos.

9         Mas já em nós mesmos tínha- mos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos;

10       O qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que também nos livrará ainda,

11       Ajudando-nos também vós com orações por nós, para que pela mercê, que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito.

Salmos 40.11-17

11       Não retires de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.

12       Porque males sem número me têm rodeado; as minhas iniqüidades me prenderam de modo que não posso olhar para cima. São mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça; assim desfalece o meu coração.

13       Digna-te, Senhor, livrar-me: Senhor, apressa-te em meu auxílio.

14       Sejam à uma confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida para destruí-la; tornem atrás e confundam-se os que me querem mal.

15       Desolados sejam em pago da sua afronta os que me dizem: Ah! Ah!

16       Folguem e alegrem-se em ti os que te buscam; digam constantemente os que amam a tua salvação: Magnificado seja o Senhor.

17       Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.

Provérbios 22.2-4

2         O rico e o pobre se encontram; a todos o Senhor os fez.

3         O prudente prevê o mal, e esconde-se; mas os simples passam e acabam pagando.

4         O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, honra e vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário