Todo dia é dia de começar, continuar, recomeçar e se dar uma nova chance. Estar na presença de Deus é tudo na vida de uma pessoa, e ler a sua Palavra Sagrada pode fazer a diferença entre vencer e perder. Faça a sua escolha e seja um VENCEDOR EM CRISTO JESUS. LEIA A BÍBLIA A PARTIR DE AGORA!

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Leitura Bíblica 115º dia

 Juízes 4  

  PORÉM os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor, depois de falecer Eúde.
  E vendeu-os o Senhor na mão de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor; e Sísera era o capitão do seu exército, o qual então habitava em Harosete dos gentios.
3  Então os filhos de Israel clamaram ao Senhor, porquanto ele tinha novecentos carros de ferro, e por vinte anos oprimia violentamente os filhos de Israel.
  E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.
  Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.
6   E mandou chamar a Baraque, filho de Abinoão de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura o Senhor Deus de Israel não deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom;
7    E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom, a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros, e com a sua multidão; e o darei na tua mão.
  Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.
   E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o Senhor venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes.
10   Então Baraque convocou a Zebulom e a Naftali em Quedes, e subiu com dez mil homens após ele; e Débora subiu com ele.
11   E Heber, queneu, se tinha apartado dos queneus, dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés; e tinha estendido as suas tendas até ao carvalho de Zaanaim, que está junto a Quedes,
12  E anunciaram a Sísera que Baraque, filho de Abinoão, tinha subido ao monte Tabor.
13  E Sísera convocou todos os seus carros, novecentos carros de ferro, e todo o povo que estava com ele, desde Harosete dos gentios até ao ribeiro de Quisom.
14   Então disse Débora a Baraque: Levanta-te, porque este é o dia em que o Senhor tem dado a Sísera na tua mão; porventura o Senhor não saiu adiante de ti? Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mil homens após ele.
15   E o Senhor derrotou a Sísera, e a todos os seus carros, e a todo o seu exército ao fio da espada, diante de Baraque; e Sísera desceu do carro, e fugiu a pé.
16   E Baraque perseguiu os carros, e o exército, até Harosete dos gentios; e todo o exército de Sísera caiu ao fio da espada, até não ficar um só.
17  Porém Sísera fugiu a pé à tenda de Jael, mulher de Heber, queneu; porquanto havia paz entre Jabim, rei de Hazor, e a casa de Heber, queneu.
18   E Jael saiu ao encontro de Sísera, e disse-lhe: Entra, senhor meu, entra aqui, não temas. Ele entrou na sua tenda, e ela o cobriu com uma coberta.
19   Então ele lhe disse: Dá-me, peço-te, de beber um pouco de água, porque tenho sede. Então ela abriu um odre de leite, e deu-lhe de beber, e o cobriu.
20   E ele lhe disse: Põe-te à porta da tenda; e há de ser que se alguém vier e te perguntar: Há aqui alguém? Responderás então: Não.
21  Então Jael, mulher de Heber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e chegou-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra, estando ele, porém, num profundo sono, e já muito cansado; e assim morreu.
22  E eis que, seguindo Baraque a Sísera, Jael lhe saiu ao encontro, e disse-lhe: Vem, e mostrar-te-ei o homem que buscas. E foi a ela, e eis que Sísera jazia morto, com a estaca na fonte.
23   Assim Deus naquele dia sujeitou a Jabim, rei de Canaã, diante dos filhos de Israel.
24  E continuou a mão dos filhos de Israel a pesar e a endurecer-se sobre Jabim, rei de Canaã; até que exterminaram a Jabim, rei de Canaã.
Juízes 5
   E CANTOU Débora e Baraque, filho de Abinoão, naquele mesmo dia, dizendo:
  Louvai ao Senhor pela vingança de Israel, quando o povo se ofereceu voluntariamente.
3   Ouvi, reis; dai ouvidos, príncipes; eu, eu cantarei ao Senhor; salmodiarei ao Senhor Deus de Israel.
4    Ó Senhor, saindo tu de Seir, caminhando tu desde o campo de Edom, a terra estremeceu; até os céus gotejaram; até as nuvens gotejaram águas.
5    Os montes se derreteram diante do Senhor, e até Sinai diante do Senhor Deus de Israel.
   Nos dias de Sangar, filho de Anate, nos dias de Jael cessaram os caminhos; e os que andavam por veredas iam por caminhos torcidos.
   Cessaram as aldeias em Israel, cessaram; até que eu, Débora, me levantei, por mãe em Israel me levantei.
   E se escolhia deuses novos, logo a guerra estava às portas; via-se por isso escudo ou lança entre quarenta mil em Israel?
9   Meu coração é para os legisladores de Israel, que voluntariamente se ofereceram entre o povo; bendizei ao Senhor.
10  Vós os que cavalgais sobre jumentas brancas, que vos assentais em juízo, que andais pelo caminho, falai disto.
11  Donde se ouve o estrondo dos flecheiros, entre os lugares onde se tiram águas, ali falai das justiças do Senhor, das justiças que fez às suas aldeias em Israel; então o povo do Senhor descia às portas.
12  Desperta, desperta, Débora, desperta, desperta, entoa um cântico; levanta-te, Baraque, e leva presos os teus cativos, tu, filho de Abinoão.
13  Então fez dominar sobre os nobres entre o povo, aos que restaram; fez-me o Senhor dominar sobre os poderosos.
14  De Efraim saiu a sua raiz contra Amaleque; e depois de ti vinha Benjamim dentre os teus povos; de Maquir desceram os legisladores, e de Zebulom os que levaram a cana do escriba.
15   Também os principais de Issacar foram com Débora; e como Issacar, assim também Baraque, foi enviado a pé para o vale; nas divisões de Rúben foram grandes as resoluções do coração
16  Por que ficaste tu entre os currais para ouvires os balidos dos rebanhos? Nas divisões de Rúben tiveram grandes esquadrinhações do coração.
17  Gileade ficou além do Jordão, e Dã por que se deteve nos navios? Aser se assentou na beira dos mares, e ficou junto às suas baías.
18  Zebulom é um povo que expôs a sua vida à morte, como também Naftali, nas alturas do campo.
19   Vieram reis, pelejaram; então pelejaram os reis de Canaã em Taanaque, junto às águas de Megido; não tomaram despojo de prata.
20  Desde os céus pelejaram; até as estrelas desde os lugares dos seus cursos pelejaram contra Sísera.
21 O ribeiro de Quisom os arrastou, aquele antigo ribeiro, o ribeiro de Quisom. Pisaste, ó minha alma, à força.
22  Então os cascos dos cavalos se despedaçaram; pelo galopar, o galopar dos seus valentes.
23  Amaldiçoai a Meroz, diz o anjo do Senhor, acremente amaldiçoai aos seus moradores; porquanto não vieram ao socorro do Senhor, ao socorro do Senhor com os valorosos.
24  Bendita seja entre as mulheres, Jael, mulher de Heber, o queneu; bendita seja entre as mulheres nas tendas.
25  Água pediu ele, leite lhe deu ela; em prato de nobres lhe ofereceu manteiga.
26  À estaca estendeu a sua mão esquerda, e ao martelo dos trabalhadores a sua direita; e matou a Sísera, e rachou-lhe a cabeça, quando lhe pregou e atravessou as fontes.
27  Entre os seus pés se encurvou, caiu, ficou estirado; entre os seus pés se encurvou, caiu; onde se encurvou, ali ficou abatido.
28  A mãe de Sísera olhava pela janela, e exclamava pela grade: Por que tarda em vir o seu carro? Por que se demoram os ruídos dos seus carros?
29  As mais sábias das suas damas responderam; e até ela respondia a si mesma:
30  Porventura não achariam e repartiriam despojos? Uma ou duas moças a cada homem? Para Sísera despojos de estofos coloridos, despojos de estofos coloridos bordados; de estofos coloridos bordados de ambos os lados como despojo para os pescoços.
31  Assim, ó Senhor, pereçam todos os teus inimigos! Porém os que te amam sejam como o sol quando sai na sua força.
32  E sossegou a terra quarenta anos.

Lucas 22.35-53
35   E disse-lhes: Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou alparcas, faltou-vos porventura alguma coisa? Eles responderam: Nada.
36  Disse-lhes pois: Mas agora, aquele que tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e, o que não tem espada, venda a sua capa e compre-a;
37  Porquanto vos digo que importa que em mim se cumpra aquilo que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Porque o que está escrito de mim terá cumprimento.
38  E eles disseram: Senhor, eis aqui duas espadas. E ele lhes disse: Basta.
39  E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram.
40  E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação.
41  E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava,
42  Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.
43  E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.
44  E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.
45  E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza.
46  E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação.
47  E, estando ele ainda a falar, surgiu uma multidão; e um dos doze, que se chamava Judas, ia adiante dela, e chegou-se a Jesus para o beijar.
48  E Jesus lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do homem?
49  E, vendo os que estavam com ele o que ia suceder, disseram-lhe: Senhor, feriremos à espada?
50  E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita.
51  E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou.
52   E disse Jesus aos principais dos sacerdotes, e capitães do templo, e anciãos, que tinham ido contra ele: Saístes, como a um salteador, com espadas e varapaus?
53  Tenho estado todos os dias convosco no templo, e não estendestes as mãos contra mim, mas esta é a vossa hora e o poder das trevas.
Salmos 94

1    Ó SENHOR Deus, a quem a vingança pertence, ó Deus, a quem a vingança pertence, mostra-te resplandecente.
   Exalta-te, tu, que és juiz da terra; dá a paga aos soberbos.
3   Até quando os ímpios, Senhor, até quando os ímpios saltarão de prazer?
4   Até quando proferirão, e falarão coisas duras, e se gloriarão todos os que praticam a iniqüidade?
 Reduzem a pedaços o teu povo, ó Senhor, e afligem a tua herança.
  Matam a viúva e o estrangeiro, e ao órfão tiram a vida.
 Contudo dizem: O Senhor não o verá; nem para isso atenderá o Deus de Jacó.
8   Atendei, ó brutais dentre o povo; e vós, loucos, quando sereis sábios?
9   Aquele que fez o ouvido não ouvirá? E o que formou o olho, não verá?
10  Aquele que argüi os gentios não castigará? E o que ensina ao homem o conhecimento, não saberá?
11  O Senhor conhece os pensamentos do homem, que são vaidade.
12  Bem-aventurado é o homem a quem tu castigas, ó Senhor, e a quem ensinas a tua lei;
13  Para lhe dares descanso dos dias maus, até que se abra a cova para o ímpio.
14  Pois o Senhor não rejeitará o seu povo, nem desamparará a sua herança.
15  Mas o juízo voltará à retidão, e segui-lo-ão todos os retos de coração.
16  Quem será por mim contra os malfeitores? Quem se porá por mim contra os que praticam a iniqüidade?
17  Se o Senhor não tivera ido em meu auxílio, a minha alma quase que teria ficado no silêncio.
18  Quando eu disse: O meu pé vacila; a tua benignidade, Senhor, me susteve.
19  Na multidão dos meus pensamentos dentro de mim, as tuas consolações recrearam a minha alma.
20  Porventura o trono de iniqüidade te acompanha, o qual forja o mal por uma lei?
21  Eles se ajuntam contra a alma do justo, e condenam o sangue inocente.
22  Mas o Senhor é a minha defesa; e o meu Deus é a rocha do meu refúgio.
23  E trará sobre eles a sua própria iniqüidade; e os destruirá na sua própria malícia; o Senhor nosso Deus os destruirá.
Provérbios 14.3-4
3   Na boca do tolo está a punição da soberba, mas os sábios se conservam pelos próprios lábios.
  Não havendo bois o estábulo fica limpo, mas pela força do boi há abundância de colheita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que o Senhor te abençoe a cada dia durante todo o ano e momentos desta maravilhosa LEITURA DAS SAGRADAS ESCRITURAS.