Todo dia é dia de começar, continuar, recomeçar e se dar uma nova chance. Estar na presença de Deus é tudo na vida de uma pessoa, e ler a sua Palavra Sagrada pode fazer a diferença entre vencer e perder. Faça a sua escolha e seja um VENCEDOR EM CRISTO JESUS. LEIA A BÍBLIA A PARTIR DE AGORA!

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Leitura Bíblica 238º dia

 Jó 20

1    ENTÃO respondeu Zofar, o naamatita, e disse:
2    Visto que os meus pensamentos me fazem responder, eu me apresso.
3    Eu ouvi a repreensão, que me envergonha, mas o espírito do meu entendimento responderá por mim.
4    Porventura não sabes tu que desde a antiguidade, desde que o homem foi posto sobre a terra,
5    O júbilo dos ímpios é breve, e a alegria dos hipócritas momentânea?
6    Ainda que a sua altivez suba até ao céu, e a sua cabeça chegue até às nuvens.
7    Contudo, como o seu próprio esterco, perecerá para sempre; e os que o viam dirão: Onde está?
8    Como um sonho voará, e não será achado, e será afugentado como uma visão da noite.
9    O olho, que já o viu, jamais o verá, nem o seu lugar o verá mais.
10    Os seus filhos procurarão agradar aos pobres, e as suas mãos restituirão os seus bens.
11    Os seus ossos estão cheios do vigor da sua mocidade, mas este se deitará com ele no pó.
12    Ainda que o mal lhe seja doce na boca, e ele o esconda debaixo da sua língua,
13    E o guarde, e não o deixe, antes o retenha no seu paladar,
14    Contudo a sua comida se mudará nas suas entranhas; fel de áspides será interiormente.
15    Engoliu riquezas, porém vomitá-las-á; do seu ventre Deus as lançará.
16    Veneno de áspides sorverá; língua de víbora o matará.
17    Não verá as correntes, os rios e os ribeiros de mel e manteiga.
18    Restituirá o seu trabalho, e não o engolirá; conforme ao poder de sua mudança, e não saltará de gozo.
19    Porquanto oprimiu e desamparou os pobres, e roubou a casa que não edificou.
20    Porquanto não sentiu sossego no seu ventre; nada salvará das coisas por ele desejadas.
21    Nada lhe sobejará do que coma; por isso as suas riquezas não durarão.
22    Sendo plena a sua abastança, estará angustiado; toda a força da miséria virá sobre ele.
23    Mesmo estando ele a encher a sua barriga, Deus mandará sobre ele o ardor da sua ira, e a fará chover sobre ele quando for comer.
24    Ainda que fuja das armas de ferro, o arco de bronze o atravessará.
25    Desembainhará a espada que sairá do seu corpo, e resplandecendo virá do seu fel; e haverá sobre ele assombros.
26   Toda a escuridão se ocultará nos seus esconderijos; um fogo não assoprado o consumirá, irá mal com o que ficar na sua tenda.
27   Os céus manifestarão a sua iniqüidade; e a terra se levantará contra ele.
28   As riquezas de sua casa serão transportadas; no dia da sua ira todas se derramarão.
29   Esta, da parte de Deus, é a porção do homem ímpio; esta é a herança que Deus lhe decretou
Jó 21
   RESPONDEU, porém, Jó, dizendo:
   Ouvi atentamente as minhas razões; e isto vos sirva de consolação.
   Sofrei-me, e eu falarei; e havendo eu falado, zombai.
4    Porventura eu me queixo de algum homem? Porém, ainda que assim fosse, por que não se angustiaria o meu espírito?
   Olhai para mim, e pasmai; e ponde a mão sobre a boca.
   Porque, quando me lembro disto me perturbo, e a minha carne é sobressaltada de horror.
7    Por que razão vivem os ímpios, envelhecem, e ainda se robustecem em poder?
8    A sua descendência se estabelece com eles perante a sua face; e os seus renovos perante os seus olhos.
   As suas casas têm paz, sem temor; e a vara de Deus não está sobre eles.
10   O seu touro gera, e não falha; pare a sua vaca, e não aborta.
11    Fazem sair as suas crianças, como a um rebanho, e seus filhos andam saltando.
12    Levantam a voz, ao som do tamboril e da harpa, e alegram-se ao som do órgão.
13    Na prosperidade gastam os seus dias, e num momento descem à sepultura.
14    E, todavia, dizem a Deus: Retira-te de nós; porque não desejamos ter conhecimento dos teus caminhos.
15    Quem é o Todo-Poderoso, para que nós o sirvamos? E que nos aproveitará que lhe façamos orações?
16    Vede, porém, que a prosperidade não está nas mãos deles; esteja longe de mim o conselho dos ímpios!
17    Quantas vezes sucede que se apaga a lâmpada dos ímpios, e lhes sobrevém a sua destruição? E Deus na sua ira lhes reparte dores!
18    Porque são como a palha diante do vento, e como a pragana, que arrebata o redemoinho.
19    Deus guarda a sua violência para seus filhos, e dá-lhe o pago, para que o conheça.
20    Seus olhos verão a sua ruína, e ele beberá do furor do Todo-Poderoso.
21    Por que, que prazer teria na sua casa, depois de morto, cortando-se-lhe o número dos seus meses?
22    Porventura a Deus se ensinaria ciência, a ele que julga os excelsos?
23    Um morre na força da sua plenitude, estando inteiramente sossegado e tranqüilo.
24    Com seus baldes cheios de leite, e a medula dos seus ossos umedecida.
25    E outro, ao contrário, morre na amargura do seu coração, não havendo provado do bem.
26    Juntamente jazem no pó, e os vermes os cobrem.
27    Eis que conheço bem os vossos pensamentos; e os maus intentos com que injustamente me fazeis violência.
28    Porque direis: Onde está a casa do príncipe, e onde a tenda em que moravam os ímpios?
29    Porventura não perguntastes aos que passam pelo caminho, e não conheceis os seus sinais,
30    Que o mau é preservado para o dia da destruição; e arrebatado no dia do furor?
31    Quem acusará diante dele o seu caminho, e quem lhe dará o pago do que faz?
32    Finalmente é levado à sepultura, e vigiam-lhe o túmulo.
33    Os torrões do vale lhe são doces, e o seguirão todos os homens; e adiante dele foram inumeráveis.
34    Como, pois, me consolais com vaidade? Pois nas vossas respostas ainda resta a transgressão.
Jó 22
1    ENTÃO respondeu Elifaz, o temanita, dizendo:
2    Porventura será o homem de algum proveito a Deus? Antes a si mesmo o prudente será proveitoso.
3    Ou tem o Todo-Poderoso prazer em que tu sejas justo, ou algum lucro em que tu faças perfeitos os teus caminhos?
4    Ou te repreende, pelo temor que tem de ti, ou entra contigo em juízo?
5    Porventura não é grande a tua malícia, e sem termo as tuas iniqüidades?
6    Porque sem causa penhoraste a teus irmãos, e aos nus despojaste as vestes.
7    Não deste ao cansado água a beber, e ao faminto retiveste o pão.
8    Mas para o poderoso era a terra, e o homem tido em respeito habitava nela.
   As viúvas despediste vazias, e os braços dos órfãos foram quebrados.
10    Por isso é que estás cercado de laços, e te perturba um pavor repentino,
11    Ou trevas em que nada vês, e a abundância de águas que te cobre.
12    Porventura Deus não está na altura dos céus? Olha para a altura das estrelas; quão elevadas estão.
13    E dizes: que sabe Deus? Porventura julgará ele através da escuridão?
14    As nuvens são esconderijo para ele, para que não veja; e passeia pelo circuito dos céus.
15    Porventura queres guardar a vereda antiga, que pisaram os homens iníquos?
16    Eles foram arrebatados antes do seu tempo; sobre o seu fundamento um dilúvio se derramou.
17    Diziam a Deus: Retira-te de nós. E: Que foi que o Todo-Poderoso nos fez?
18    Contudo ele encheu de bens as suas casas; mas o conselho dos ímpios esteja longe de mim.
19    Os justos o vêem, e se alegram, e o inocente escarnece deles.
20    Porquanto o nosso adversário não foi destruído, mas o fogo consumiu o que restou deles.
21    Apega-te, pois, a ele, e tem paz, e assim te sobrevirá o bem.
22    Aceita, peço-te, a lei da sua boca, e põe as suas palavras no teu coração.
23    Se te voltares ao Todo-Poderoso, serás edificado; se afastares a iniqüidade da tua tenda,
24    E deitares o teu tesouro no pó, e o ouro de Ofir nas pedras dos ribeiros,
25    Então o Todo-Poderoso será o teu tesouro, e a tua prata acumulada.
26    Porque então te deleitarás no Todo-Poderoso, e levantarás o teu rosto para Deus.
27    Orarás a ele, e ele te ouvirá, e pagarás os teus votos.
28    Determinarás tu algum negócio, e ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos.
29    Quando te abaterem, então tu dirás: Haja exaltação! E Deus salvará ao humilde.
30    E livrará até ao que não é inocente; porque será libertado pela pureza de tuas mãos.
2 Coríntios 1.1-11
1    PAULO, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus, que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia.
2    Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.
3    Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;
4    Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.
5    Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo.
6    Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos;
   E a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação.
8    Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos.
9    Mas já em nós mesmos tínha- mos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos;
10    O qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que também nos livrará ainda,
11    Ajudando-nos também vós com orações por nós, para que pela mercê, que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito.
Salmos 40.11-17
11    Não retires de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.
12    Porque males sem número me têm rodeado; as minhas iniqüidades me prenderam de modo que não posso olhar para cima. São mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça; assim desfalece o meu coração.
13    Digna-te, Senhor, livrar-me: Senhor, apressa-te em meu auxílio.
14    Sejam à uma confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida para destruí-la; tornem atrás e confundam-se os que me querem mal.
15    Desolados sejam em pago da sua afronta os que me dizem: Ah! Ah!
16    Folguem e alegrem-se em ti os que te buscam; digam constantemente os que amam a tua salvação: Magnificado seja o Senhor.
17    Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.
Provérbios 22.2-4
2    O rico e o pobre se encontram; a todos o Senhor os fez.
3    O prudente prevê o mal, e esconde-se; mas os simples passam e acabam pagando.
4    O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, honra e vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que o Senhor te abençoe a cada dia durante todo o ano e momentos desta maravilhosa LEITURA DAS SAGRADAS ESCRITURAS.