Todo dia é dia de começar, continuar, recomeçar e se dar uma nova chance. Estar na presença de Deus é tudo na vida de uma pessoa, e ler a sua Palavra Sagrada pode fazer a diferença entre vencer e perder. Faça a sua escolha e seja um VENCEDOR EM CRISTO JESUS. LEIA A BÍBLIA A PARTIR DE AGORA!

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Leitura Bíblica 236º dia

 Jó 12

1    ENTÃO Jó respondeu, dizendo:
2    Na verdade, vós sois o povo, e convosco morrerá a sabedoria.
3    Também eu tenho entendimento como vós, e não vos sou inferior; e quem não sabe tais coisas como essas?
4    Eu sou motivo de riso para os meus amigos; eu, que invoco a Deus, e ele me responde; o justo e perfeito serve de zombaria.
   Tocha desprezível é, na opinião do que está descansado, aquele que está pronto a vacilar com os pés.
6    As tendas dos assoladores têm descanso, e os que provocam a Deus estão seguros; nas suas mãos Deus lhes põe tudo.
7    Mas, pergunta agora às alimárias, e cada uma delas te ensinará; e às aves dos céus, e elas te farão saber;
   Ou fala com a terra, e ela te ensinará; até os peixes do mar te contarão.
   Quem não entende, por todas estas coisas, que a mão do Senhor fez isto?
10    Na sua mão está a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda a carne humana.
11    Porventura o ouvido não provará as palavras, como o paladar prova as comidas?
12    Com os idosos está a sabedoria, e na longevidade o entendimento.
13    Com ele está a sabedoria e a força; conselho e entendimento tem.
14    Eis que ele derruba, e ninguém há que edifique; prende um homem, e ninguém há que o solte.
15    Eis que ele retém as águas, e elas secam; e solta-as, e elas transtornam a terra.
16    Com ele está a força e a sabedoria; seu é o que erra e o que o faz errar.
17    Aos conselheiros leva despojados, e aos juízes faz desvairar.
18    Solta a autoridade dos reis, e ata o cinto aos seus lombos.
19    Aos sacerdotes leva despojados, aos poderosos transtorna.
20    Aos acreditados tira a fala, e tira o entendimento aos anciãos.
21    Derrama desprezo sobre os príncipes, e afrouxa o cinto dos fortes.
22    Das trevas descobre coisas profundas, e traz à luz a sombra da morte.
23    Multiplica as nações e as faz perecer; dispersa as nações, e de novo as reconduz.
24    Tira o entendimento aos chefes dos povos da terra, e os faz vaguear pelos desertos, sem caminho.
25    Nas trevas andam às apalpadelas, sem terem luz, e os faz desatinar como ébrios.
Jó 13
   EIS que tudo isto viram os meus olhos, e os meus ouvidos o ouviram e entenderam.
2    Como vós o sabeis, também eu o sei; não vos sou inferior.
   Mas eu falarei ao Todo-Poderoso, e quero defender-me perante Deus.
   Vós, porém, sois inventores de mentiras, e vós todos médicos que não valem nada.
   Quem dera que vos calásseis de todo, pois isso seria a vossa sabedoria.
6    Ouvi agora a minha defesa, e escutai os argumentos dos meus lábios.
7    Porventura por Deus falareis perversidade e por ele falareis mentiras?
8    Fareis acepção da sua pessoa? Contendereis por Deus?
9    Ser-vos-ia bom, se ele vos esquadrinhasse? Ou zombareis dele, como se zomba de algum homem?
10   Certamente vos repreenderá, se em oculto fizerdes acepção de pessoas.
11    Porventura não vos espantará a sua alteza, e não cairá sobre vós o seu terror?
12    As vossas memórias são como provérbios de cinza; as vossas defesas como defesas de lodo.
13    Calai-vos perante mim, e falarei eu, e venha sobre mim o que vier.
14    Por que razão tomarei eu a minha carne com os meus dentes, e porei a minha vida na minha mão?
15    Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo os meus caminhos defenderei diante dele.
16    Também ele será a minha salvação; porém o hipócrita não virá perante ele.
17    Ouvi com atenção as minhas palavras, e com os vossos ouvidos a minha declaração.
18    Eis que já tenho ordenado a minha causa, e sei que serei achado justo.
19    Quem é o que contenderá comigo? Se eu agora me calasse, renderia o espírito.
20    Duas coisas somente não faças para comigo; então não me esconderei do teu rosto:
21    Desvia a tua mão para longe, de mim, e não me espante o teu terror.
22    Chama, pois, e eu responderei; ou eu falarei, e tu me responderás.
23    Quantas culpas e pecados tenho eu? Notifica-me a minha transgressão e o meu pecado.
24    Por que escondes o teu rosto, e me tens por teu inimigo?
25    Porventura acossarás uma folha arrebatada pelo vento? E perseguirás o restolho seco?
26    Por que escreves contra mim coisas amargas e me fazes herdar as culpas da minha mocidade?
27    Também pões os meus pés no tronco, e observas todos os meus caminhos, e marcas os sinais dos meus pés.
28    E ele me consome como a podridão, e como a roupa, à qual rói a traça.
Jó 14
1    O HOMEM, nascido da mulher, é de poucos dias e farto de inquietação.
2    Sai como a flor, e murcha; foge também como a sombra, e não permanece.
3    E sobre este tal abres os teus olhos, e a mim me fazes entrar no juízo contigo.
   Quem do imundo tirará o puro? Ninguém.
   Visto que os seus dias estão determinados, contigo está o número dos seus meses; e tu lhe puseste limites, e não passará além deles.
   Desvia-te dele, para que tenha repouso, até que, como o jornaleiro, tenha contentamento no seu dia.
7    Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.
8    Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó,
   Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.
10   Porém, morto o homem, é consumido; sim, rendendo o homem o espírito, então onde está ele?
11    Como as águas se retiram do mar, e o rio se esgota, e fica seco,
12    Assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus, não acordará nem despertará de seu sono.
13    Quem dera que me escondesses na sepultura, e me ocultasses até que a tua ira se fosse; e me pusesses um limite, e te lembrasses de mim!
14    Morrendo o homem, porventura tornará a viver? Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança.
15    Chamar-me-ias, e eu te responderia, e terias afeto à obra de tuas mãos.
16    Mas agora contas os meus passos; porventura não vigias sobre o meu pecado?
17    A minha transgressão está selada num saco, e amontoas as minhas iniqüidades.
18    E, na verdade, caindo a montanha, desfaz-se; e a rocha se remove do seu lugar.
19    As águas gastam as pedras, as cheias afogam o pó da terra; e tu fazes perecer a esperança do homem;
20    Tu para sempre prevaleces contra ele, e ele passa; mudas o seu rosto, e o despedes.
21    Os seus filhos recebem honra, sem que ele o saiba; são humilhados; sem que ele o perceba;
22    Mas a sua carne nele tem dores; e a sua alma nele lamenta.
Jó 15
1    ENTÃO respondeu Elifaz o temanita, e disse:
2    Porventura proferirá o sábio và sabedoria? E encherá do vento oriental o seu ventre,
   Argüindo com palavras que de nada servem, e com razões, de que nada aproveita?
4    E tu tens feito vão o temor, e diminuis os rogos diante de Deus.
5    Porque a tua boca declara a tua iniqüidade; e tu escolhes a língua dos astutos.
6    A tua boca te condena, e não eu, e os teus lábios testificam contra ti.
   És tu porventura o primeiro homem que nasceu? Ou foste formado antes dos outeiros?
   Ou ouviste o secreto conselho de Deus e a ti só limitaste a sabedoria?
9    Que sabes tu, que nós não saibamos? Que entendes, que não haja em nós?
10    Também há entre nós encanecidos e idosos, muito mais idosos do que teu pai.
11    Porventura fazes pouco caso das consolações de Deus, e da suave palavra que te dirigimos?
12    Por que te arrebata o teu coração, e por que piscam os teus olhos?
13    Para virares contra Deus o teu espírito, e deixares sair tais palavras da tua boca?
14    Que é o homem, para que seja puro? E o que nasce da mulher, para ser justo?
15    Eis que ele não confia nos seus santos, e nem os céus são puros aos seus olhos.
16    Quanto mais abominável e corrupto é o homem que bebe a iniqüidade como a água?
17    Escuta-me, mostrar-te-ei; e o que tenho visto te contarei
18    (O que os sábios anunciaram, ouvindo-o de seus pais, e o não ocultaram;
19    Aos quais somente se dera a terra, e nenhum estranho passou por entre eles):
20    Todos os dias o ímpio é atormentado, e se reserva, para o tirano, um certo número de anos.
21    O sonido dos horrores está nos seus ouvidos; até na paz lhe sobrevém o assolador.
22    Não crê que tornará das trevas, mas que o espera a espada.
23    Anda vagueando por pão, dizendo: Onde está? Bem sabe que já o dia das trevas lhe está preparado, à mão.
24    Assombram-no a angústia e a tribulação; prevalecem contra ele, como o rei preparado para a peleja;
25    Porque estendeu a sua mão contra Deus, e contra o Todo-Poderoso se embraveceu.
26    Arremete contra ele com a dura cerviz, e contra os pontos grossos dos seus escudos.
27    Porquanto cobriu o seu rosto com a sua gordura, e criou gordura nas ilhargas.
28    E habitou em cidades assoladas, em casas em que ninguém morava, que estavam a ponto de fazer-se montões de ruínas.
29    Não se enriquecerá, nem subsistirá a sua fazenda, nem se estenderão pela terra as suas possessões.
30    Não escapará das trevas; a chama do fogo secará os seus renovos, e ao sopro da sua boca desaparecerá.
31    Não confie, pois, na vaidade, enganando-se a si mesmo, porque a vaidade será a sua recompensa.
32    Antes do seu dia ela se consumará; e o seu ramo não reverdecerá.
33    Sacudirá as suas uvas verdes, como as da vide, e deixará cair a sua flor como a oliveira,
34    Porque a congregação dos hipócritas se fará estéril, e o fogo consumirá as tendas do suborno.
35    Concebem a malícia, e dão à luz a iniqüidade, e o seu ventre prepara enganos.
1 Coríntios 15.29-58
29    Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?
30    Por que estamos nós também a toda a hora em perigo?
31    Eu protesto que cada dia morro, gloriando-me em vós, irmãos, por Cristo Jesus nosso Senhor.
32    Se, como homem, combati em Éfeso contra as bestas, que me aproveita isso, se os mortos não ressuscitam? Comamos e bebamos, que amanhã morreremos.
33    Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.
34    Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa.
35    Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?
36    Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
37    E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente.
38    Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo.
39    Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves.
40    E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres.
41    Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.
42    Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.
43    Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor.
44    Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.
45    Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.
46    Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.
47    O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.
48    Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais.
49    E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.
50    E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
51    Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
52    Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
53    Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
54    E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
55    Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?
56    Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
57    Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.
58    Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
Salmos 39.1-13
1    EU disse: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a boca com um freio, enquanto o ímpio estiver diante de mim.
   Com o silêncio fiquei mudo; calava-me mesmo acerca do bem, e a minha dor se agravou.
3    Esquentou-se-me o coração dentro de mim; enquanto eu meditava se acendeu um fogo; então falei com a minha língua:
4    Faze-me conhecer, Senhor, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil.
5    Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. (Selá.)
   Na verdade, todo homem anda numa và aparência; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará.
7    Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti.
8    Livra-me de todas as minhas transgressões; não me faças o opróbrio dos loucos.
   Emudeci; não abro a minha boca, porquanto tu o fizeste.
10    Tira de sobre mim a tua praga; estou desfalecido pelo golpe da tua mão.
11    Quando castigas o homem, com repreensões por causa da iniqüidade, fazes com que a sua beleza se consuma como a traça; assim todo homem é vaidade. (Selá.)
12    Ouve, Senhor, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas, porque sou um estrangeiro contigo e peregrino, como todos os meus pais.
13    Poupa-me, até que tome alento, antes que me vá, e não seja mais.
Provérbios 21.30-31
30    Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o Senhor.
31    Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do Senhor vem a vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que o Senhor te abençoe a cada dia durante todo o ano e momentos desta maravilhosa LEITURA DAS SAGRADAS ESCRITURAS.